Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



4.11.08

Como ajudar o próximo?

Olá amigos, e seres trabalhadores no amor!

Cada vez mais se torna necessário fazermos uma reflexão sobre o que somos, e a atitude que temos em relação ao próximo, especialmente quando sentimos que esse próximo precisa de algo que nós podemos dar!

Precisamos ter em conta um aspecto fundamental - a abertura e a aceitação do outro em receber!

Sei que se torna difícil para muitos perceberem, e agirem dessa forma, no entanto, trata-se do único caminho!

O ser humano, têm o seu próprio caminho, o seu próprio trajecto e aprendizagem! Baseado nas suas escolhas, ele vai traçando, aprendendo, sofrendo, e finalmente chegará ao seu destino, no seu tempo, e na altura certa!

Quando amamos alguém, torna-se complicado entender este processo, e sem querer, acabamos por nos envolver demasiado, e atrapalhar de uma forma inconsciente, esse percurso!

Aquilo que eu penso, e sinto, não posso desejar que exista no próximo! Não posso desejar que as pessoas tomem decisões, ou posturas baseadas em aspectos e vivências que elas ainda não cimentaram. Devo limitar-me a aceitar, e usar a única energia que nos leva ao equilibrio - o amor!

Podemos ajudar sim, mas através da atitude e do nosso testemunho de vida! Quanto mais centrados estivermos em nós próprios, quanto mais nos amarmos, valorizarmos e nos conhecermos, mais facilmente conseguimos dar a ajuda àquele que amamos! Como podemos ajudar, se ainda não criámos a capacidade em respeitar o tempo do outro? Como podemos ajudar, se ainda não cultivámos o amor em nós próprios?

Enquanto continuarmos a criar espectativas, e a esperar algo dos outros, estamos a desviar-nos do caminho mais curto que nos leva ao equilibrio e paz interior! Refiro-me à responsabilidade que a maior parte dos seres humanos projectam nos outros, por ex: 'quando aquela pessoa existir na minha vida, eu serei feliz!' - 'quando eu me casar, a felicidade reinará na minha vida!'

Todos precisamos uns dos outros, pois, é no conjunto que crescemos e evoluímos como humanidade! No entanto, precisamos ter presente que essa 'necessidade' termina no momento em que entramos no nosso campo individual de crescimento!

Abraço de luz e muita paz,

(estes temas serão abordados no próximo smeinário dia 08)

JC

Sem comentários: