Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



1.4.08

Felicidade - um caminho interior!

Sempre gostei desta frase: “O caminho da felicidade é uma ponte que se atravessa devagar, não uma curva fechada que se faz de uma só vez”.

O que interpreto desta frase é que, devemos em cada passo, estar alerta para tudo o que nos rodeia, e saber apreciar tudo o que nos é permitido viver, e não passar por tudo isso de uma forma repentina e distraída!

Felicidade representa um termo que indica um estado de bem estar, euforia, e paz interna!

O ser humano, vive para a felicidade! Acredito que cada um de nós, possue um desejo persistente e inacto: ser feliz!
Queremos alcançar um estado de plena paz interior, e sensação de bem estar, em relação ao mundo e a tudo o que nos rodeia! Devido à educação, e ao que os nossos pais nos demonstram quando crianças, crescemos com a ideia que a felicidade existe em algo que se obtém, ou na pessoa ‘certa’ para partilhar uma vida! Mas, pouco a pouco, percebemos que tudo acaba em expectativas falhadas, e sonhos que teimam em não se realizar!

Quando criança, sonhava ter uma bicicleta. Imaginava a bicicleta debaixo da àrvore de Natal, mas sabia que os meus pais não tinham possibilidades de a comprar. Apenas vivia aquela sensação: ” quando eu tiver a minha bicicleta, vou ser o miudo mais feliz da região...”. O tempo foi passando, e ao aproximar-se o Natal, um Sr., amigo de meus pais, ofereceu-me a bicicleta! Azul claro, era a cor dela – a minha primeira bicicleta! No inicio, era o meu idolo, não fazia nada sem estar com ela por perto! Sentia-me nas nuvens....
Com o passar do tempo, o guiador entortou, o eixo começou a ranger, e pouco a pouco, o meu sonho estava acabando, quase sem dar por isso!

No entanto, já tinha começado a sonhar outros sonhos! Um a a um, todos pareciam durar apenas um curto espaço de tempo, e depois morriam. A esperança de alcançar uma felicidade duradoura, acabou por perder-se no caminho!
A felicidade é o caminho! A felicidade é o estado de entusiasmo que nos permite lutar por algo que sentimos desejar!

Normalmente, a maior parte das pessoas, vive a vida criando expectativas. Expectativas em relação ao parceiro, expectativas em relação ao campo prfissional, etc.. Enquanto isto acontecer, a pessoa terminará sempre em desilusão! Nunca devemos colocar a responsabilidade da nossa felicidade nas mãos de outros, ou projectá-la nas coisas que nos rodeiam! É necessário perceber, que a felicidade encontra-se no interior de cada um de nós!

Quantos casamentos não dão em divórcios devido a este tipo e comportamento? Quantas pessoas não partem para uma vida a dois pensando: “Quando casar com a Maria, vou ser o homem mais feliz do mundo!”. O casamento acontece. Mas rapidamente, o homem sente que a Maria o enganou. Afinal não é assim tão perfeita – afinal até cheira mal dos pés..e da boca! Todos os sonhos de felicidade, vão por água abaixo! Porque simplesmente, responsabilizámos o outro pela nossa felicidade!

Nunca devemos incutir a responsabilidade da nossa felicidade nos outros! Nunca devemos responsabilizar os outros e as coisas exteriores a nós pela nossa felicidade! No entanto, a maior parte do ser humano é exactamente isso que faz!

Para conseguir perceber isso com mais intensidade, e colocar em prática este sentimento, coloquei no espelho da casa de banho o seguinte letreiro:
- Eis a pessoa responsável pela tua felicidade!

Lembre-se o caminho para a felicidade, não se trata de uma questão de ‘tudo ou nada’, mas sim de ‘cada vez mais’! Precisamos viver, e viver é crescer, e este crescimento é gradual! Tal como a felicidade! Precisamos ter consciência do ser divino que somos, e debruçar-nos sobre ele!

Afinal de contas, a felicidade é o próprio caminho nesse crescimento interior!
JC/2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos...
(W. Shakespeare)

Quando conseguimos alegremente trazer para o nosso íntimo o mais simples da vida, e isso nos basta, conquistamos tudo e sobretudo a nós próprios.
Felicidades para o teu caminho de felicidade.
Paula