Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



14.8.08

Respiração Consciente

Devido à vida atribulada que o ser humano leva no seu dia-a-dia, pouco tempo sobra para prestar atenção à forma como faz a sua respiração! O facto de se tratar de uma acção automática, e insconsciente, faz com que não seja valorizada convenientemente. No meu trabalho diário, tenho-me deparado com alguma dificuldade por parte dos pacientes em conseguirem realizar um respiração adequada, conforme é desejado na sessão.

Na época em que nos encontramos, em que a busca interior começa a ganhar lugar e a fazer mais sentido no ser humano, devemos usar a respiração de uma forma consciente - só assim conseguimos usufruir do seu verdadeiro propósito, e perceber os beneficios que estão associados.

Quase todos conhecemos a prática da 'respiração consciente', desde que se ouviu falar no Yoga, ou Tai Chi. Estas práticas orientais, baseiam-se, entre outros aspectos em tomar consciência da respiração e da sua importância para o bem estar físico e psíquico. Acredito que deveríamos transportar esta prática da respiração consciente, para o nosso dia a dia. À medida que vamos desenvolvendo a prática, começamos a perceber o seu verdadeiro sentido, além de que, o mais importante acontece - tomamos plena e total consciência do nosso veículo, que é o corpo humano! Aprendemos a valorizá-lo, e a cuidá-lo. Aprendemos sobretudo a escutá-lo, traçando de uma forma cada vez mais definida o nosso objectivo nesta passagem!

Ao nascer, o ser humano sabe respirar na perfeição, se for saudável, no entanto, com a idade, e os hábitos adquiridos - posturas incorrectas, desequilibrios musculares, stress..etc.. - esses maus hábitos tornam-se numa rotina diária. Actualmente, e na maior parte dos seres humanos, a respiração efectua-se de uma forma superficial, pouco profunda, fazendo com que não seja retirado o verdadeiro beneficio da respiração.

Nas meditações, e sessões de tratamento, é-me questionado várias vezes sobre a forma correcta de respirar - se pelo nariz, ou pela boca. Acredito que, as fossas nasais, que funcionam como um filtro formado por pêlos e mucosas, evitando a passagem de partículas nocivas para os pulmões, além de aquecerem o ar, preparando-o para a temperatura existente no corpo humano. Apesar de existirem várias técnicas de respiração consciente, cada uma com o seu objectivo especifico, nas minhas sessões e meditações, uso a técnica de inspirar pelo nariz e expirar pela boca - e para quem tem dificuldade em dormir, experimente fechar os olhos, inspirar pelo nariz e expirar pela boca, pausadamente e conscientemente, contando até 15 vezes - vai notar que poderá não chegar às 15!

Esta respiração, têm a capacidade de tranquilizar a musculatura, e normalizar a pressão arterial, fazendo com que se consiga um relaxamento rápido e profundo. E ainda, o facto de o fazer de uma forma consciente, vai concetrá-lo nesse acto, evitando adormecer com os problemas do dia-a-dia na mente, que na maior parte das vezes provocam insónias, ou pesadelos!!!

Pratique a respiração consciente diariamente:
» antes de se levantar, crie o hábito de treinar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, durante alguns minutos - vai notar uma sensação de alivio, e maior força para enfrentar o dia! Este é o primeiro passo para quem inicia meditação!


Muita prática e muita paz!
Abraço de luz

Marcação de consultas: 964604846
(como se trata de um trabalho baseado em canalização espiritual, apenas contribui com donativo)

Sem comentários: