Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



11.8.08

Perdão - o passaporte para a Paz Interior!

Namasté seres de luz:
O caminho para a paz interior passa inevitavelmente pelo perdão!
Na consciência que somos seres espirituais, e que a vida é uma escola, onde 'lutamos' para alcançar o equilibrio e a tranquilidade mental, emocional e espiritual, devemos ter em conta que perdoar é um passo decisivo para alcançar esse objectivo!
Muitas vezes existe a necessidade de remexer o passado, e procurar o que nos incomoda! Procurar o que nos faz sentir, ou ser de determinada forma! Esta é a ideia defendida por muitos. No meu trabalho diário, com todos aqueles que me procuram, sinto muitas vezes necessidade de o fazer, no entanto cada vez mais, acredito, que o caminho pode ser muito mais curto do que julgamos!
Devemos olhar para o passado como uma aprendizagem e simplesmente aceitar!
Antes, eu não conseguia perceber a importância desta atitude, mas hoje, digo-vos, é muito simples!!!
O que nos incomoda, e que nos causa o sofrimento, originando mais tarde a necessidade ou a possibilidade de perdoar, são as emoções, ligadas à situação que vivemos! Associadas a medos, ou inseguranças, essas emoções ganham mais força cada vez que pensarmos nelas, ou as revivermos!
Enquanto tivermos essas imagens na nossa mente, o perdão terá dificuldade em surgir! Perdoar, significa mandar embora o mal que se encontra na mente. Isto é - TUDO! Enquanto o mal persistir na mente, esta só se ocupará de processar: queixas, angústias, frustações, complexos de culpa, raivas e ódios...
A nossa mente não sabe o que é certo ou errado! Apenas limita-se a processar o que lhe é transmitido! Tendo este conhecimento, sabemos que o único trabalho que nos resta é introduzir todo o tipo de informação que possibilite um processamento positivo!
Arrepender-se não quer dizer que tenhamos de chorar os erros ou reviver a culpabilidade, mas sim mudar de atitude! Se reparar, só muda de ideia quando apaga a ideia anterior! Portanto, o caminho é substituir toda a informação existente, por uma nova, e seguir em frente com outra perspectiva de vida.
'E eu, que fui maltratada quando criança, que nunca tive o amor de meu pai, e fui violada, como consigo perdoar?'
Neste tipo de situação, temos de perceber que isso faz parte de um tempo que não é o presente! Temos de perceber que, qualquer que tenha sido o sofrimento, ou os danos causados, foi nesse passado que se criaram - agora não faz sentido existirem! Não adianta, ficarmos parados a olhar para o passado, quando a vida espera por nós! É preciso agir! É preciso aceitar!Sim, aceitar simplesmente! Aceitar que isso faz parte da sua história, e que contribuiu para a pessoa que é hoje! Ao aceitar, permite a abertura de uma porta para a paz interior!
Quando uma pessoa está em paz, significa que abandonou completamente o passado!! Significa que vive apenas o presente, e o momento, garantindo assim, um futuro risonho e mais feliz!
O maior problema do ser humano, é conseguir libertar-se do passado! Todos aqueles que sofrem , sofrem porque estão agarrados a situações do passado!
Vamos perdoar!? Vamos libertar-nos do passado de uma vez por todas?!!
Abraço de luz,
JC

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada, pela forma como vais abordando, aqui e ali, aspectos gerais da vida. A reflexão sobre as vivências, e a partilha das mesmas, ajuda quase sempre a que as olhemos de outra forma.
Concordo, que o caminho para alcançar a paz interior passa pela aceitação, e pela não revolta, o perdão,também, mas, como alguém próximo, me disse: quem somos nós para perdoar, em algumas situações. Isso fez todo o sentido para mim, pois o desprendermo-nos de alguma situação que nos afecta, ou de alguém que nos causa, ou causou sofrimento, depende sempre da nossa capacidade de libertar isso de dentro de nós, originando que essa situação ou essa pessoa deixem de fazer parte da nossa dinâmica de vida e não nos incomodem mais.
Muita luz e positividade, para ti e para todos.
Paula