Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



3.10.10

Entender a linguagem divina do corpo (Artigo Agosto - Zen)

A Linguagem do Corpo
Ao longo de milhares de anos, o Corpo Humano tem sido alvo de grandes transformações, e objecto de estudo por parte do Homem, numa tentativa de se perceber a si mesmo e sobretudo numa procura de uma longevidade eterna e saudável. Apesar de todas as descobertas realizadas, o Corpo Humano, e tudo o que faz parte dele, é uma obra Divina devidamente estruturada e perfeita, tornando-se portanto quase inatingível uma completa percepção de tudo o que o compõe. O habitáculo, como resguardo e veículo, a que chamamos corpo, torna possível a manifestação da vida na Terra e a continuação de uma tarefa iniciada há muitas vidas atrás.

Descobrimos a electricidade, construímos máquinas que nos substituem, e até inventámos uma forma de visitar a Lua. Criámos a cura para doenças, e métodos inovadores para as descobrir, e no entanto continuamos a ser alvo de nós mesmos, obtendo como resultado uma variante existencial destrutiva e aparentemente irreparável. Fomos capazes de modificar, recriar e edificar, mas esquecemo-nos do mais importante e básico: a aprendizagem da Linguagem do Corpo, como indicador de evolução e crescimento terreno consciente.

Tudo faz parte da própria consciência global. Não existem caminhos errados, existem apenas caminhos! Tudo o que fizemos até agora, é resultado de uma aprendizagem conjunta, e lenta ao longo de milhares de anos. Encontramo-nos numa época de mudança e nova consciência, tornando-se necessária uma actuação mais consciente e responsável na forma como lidamos com o corpo e com a sua manifestação.

O Corpo como habitáculo terreno
Antes éramos luz, consciência e espírito. A necessidade de completar a tarefa terrena, obrigou-nos a desprender do cosmos, passando de uma manifestação energética livre, a uma manifestação física controlada e condicionada. Para tornar possível a consciência na aprendizagem terrena, a lei cósmica que governa o processo da reencarnação, estabelece níveis inconscientes que vão sendo reconhecidos e resgatados ao longo de uma caminhada de auto descoberta.

A limitação do campo de visão e de todos os sentidos, é criada de acordo com o processo individual de cada um. Da mesma forma que preparamos um veículo para uma viagem, assim é o nosso corpo – de acordo com o percurso e a ‘estrada’ assim serão criadas as condições, para que possamos realizar esta viagem da vida sem imprevistos. Os 5 sentidos, desempenharão a sua tarefa ajustados a essa viagem, e de acordo com a estrutura que compôs o crescimento e evolução do indivíduo.

Partindo do princípio que existe uma necessidade de uma manifestação terrena, escolhemos as condições e a fonte para que tudo aconteça. Escolhemos os pais, e o mundo que faz parte deles. E apesar de tudo parecer manifestar-se inconscientemente, na verdade existe um fio condutor, um mecanismo de alerta, que para muitos ainda se torna uma consciência difícil e descabida – a linguagem que o corpo manifesta. Percorremos o mundo, e sempre focalizados para o exterior esquecemo-nos de procurar no que mais perto se encontrava – em nós mesmos! Ao entender o que manifestamos e a forma como o fazemos, aproximamo-nos de uma verdade única e só nossa. Ao entender a necessidade de passar pelas limitações físicas, associadas ao corpo, como forma de atingir a consciência do ser divino que somos, permite-nos clareza, tornando a vida uma caminhada fantástica de auto descoberta.

Aprender a ler os sinais e a linguagem do Corpo
Durante anos procurei uma verdade, questionando-me: O que me faz viver? O que habita em mim? O que percorre constantemente o meu corpo que me faz permanecer vivo e manifestar a vida? Será a Alma? Serão os meus órgãos internos, e os meus músculos? Será apenas a respiração?

Questões como estas, que certamente já fizeram parte dos seus pensamentos, levaram-me a uma procura quase incessante de algo, que se sente mas não se vê, que se acredita mas não se toca, que se manifesta e não é física! Procurava fora, e naquilo que os meus sentidos me mostravam! Procurava nos outros, aquilo que na verdade sem me aperceber se manifestava em mim. Ainda criança já o fazia, questionando sem parar, até um dia, em que adulto, deixei de o fazer, e encontrei!

Apercebi-me que o que vejo é o espelho da minha própria existência. No toque, no conhecimento e no sentir, apercebi-me que o corpo fala, e graças a isso desenvolvi todo este trabalho.

O Suporte
Como suporte na manifestação terrena, o corpo necessita de vários Corpos que interagem com a sua origem Divina e Cósmica. São eles: Corpo Físico, Corpo Espiritual ou Energético, Corpo Mental e Corpo Emocional. Cada um deles rege a ligação à aprendizagem transportada ao longo das vidas, num circuito perfeito e harmonioso. Nunca poderíamos entender o corpo humano, sem admitir a existência destes corpos que se encontram interligados e perfeitamente sintonizados, permitindo a manifestação na Terra.

Como corpo necessário e básico, o Corpo Físico, liga o ser humano á Terra, e aproxima-o da consciência do limite e do racional. Este corpo limita, condiciona e assume o papel de ‘indicador de equilíbrio terreno’, cuja função é alertar para o trabalho e a tarefa a realizar.

O Corpo Mental, como motor e gestor do todo, estabelece a ligação com a Fonte Divina e permite o transporte de registos e memórias importantes na passagem das vidas.

Sendo a vida uma transmutação, torna-se necessário a existência de um ’motor alquímico’, responsável por todas as transformações emocionais e tarefas relacionadas – Corpo Emocional.

Como criador, centelha ou origem, o Corpo Espiritual ou Energético, é responsável pela gestão de todos os outros. Além de estabelecer a ligação ao Divino, permite a existência de uma consciência inconsciente na manifestação do Ser Humano na Terra. Sem ele, não existiria o fio condutor ou a possibilidade de toda esta organização sábia e perfeita!

Aprender a ler os sinais do corpo
Além dos corpos referidos anteriormente, somos constituídos e formados por uma rede de mecanismos que parece não ter fim. Da mesma forma que possuímos órgãos físicos, na estrutura dos corpos, é necessário existirem órgão psíquicos – os Centros Energéticos ou Chacras. Através deles, e usando a respiração como motor propulsor, torna-se possível o alimento e a interligação na passagem de informações e alterações associadas ao cumprimento da Missão Individual. Baseado no meu trabalho, aprendi a sentir a presença de 7 Chacras Principais, 21 Chacras Secundários e cerca de 130 ou mais pontos que correspondem aos pontos usados pela acupunctura, distribuídos pelo corpo do ser humano.

Além destes centros energéticos, existem 7 camadas que se sobrepõem formando a Aura ou Campo Energético o Ser Humano. Cada camada está ligada a um Chacra, sobrepondo-se cada uma, ao mesmo tempo que estabelece a ligação com esse mesmo Chacra. Sendo que cada Chacra rege uma determinada zona do corpo, este manifesta-se de acordo com a aprendizagem e a tarefa a realizar ou compreender. Por exemplo, o uso inadequado da palavra, poderá com o tempo desenvolver problemas na Tiróide ou Garganta, e naturalmente abrindo uma necessidade de harmonização no chacra associado.

Cada centro energético é detentor de uma determinada responsabilidade, no que diz respeito ao alimento e à sua harmonização global, o que não invalida a existência de influências de um outro chacra, na sua estreita e perfeita conexão através da Aura, que por vezes nos leva a diagnosticar um determinado desequilíbrio como resultado da interacção de dois ou mais chacras. Quero dizer que toda a informação a seguir, não é linear, é apenas um ponto de referência, um ponto de partida para começarmos a aprender a ler o corpo. Nenhum Ser Humano é igual. Poderemos ter semelhanças no que diz respeito á fonte, e ao objectivo final, no entanto, o percurso, a tarefa é diferente, e os mecanismos desenvolvidos para o efeito acompanham essa diferença.

Os 7 Chacras principais, as suas correspondências e a cura

» Chacra Raíz

a) Responsável pela ligação à terra e ao mundo físico e material (inclui dinheiro e relacionamentos físicos).
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas ao sistema reprodutor, aos ossos, às articulações, às pernas, e braços. Em situações prolongadas poderão existir manifestações ligadas ao sacro.
c) Cura: atingir a consciência de que o mundo físico é apenas uma ferramenta, algo que nos serve, mas que não faz parte de nós!

» Chacra Umbilical

a) Responsável pelos Relacionamentos, sendo que o primeiro estabelecido é sempre como o EU Interior.
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas aos intestinos, útero, toda a zona abdominal. Em situações prolongadas, e na insistência do ‘adiar’ situações, ou decisões, poderão existir manifestações ligadas à zona Lombar e aos rins.
c) Cura: trabalhar a consciência do dar e receber, na perspectiva de que cada ser humano cria a sua própria forma de ver e sentir a vida e mundo.

» Chacra Plexo Solar

a) Responsável pela Missão Pessoal, que culmina no reencontro com o Eu Interno Superior.
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas ao estômago, baço e fígado, e na insistência do ‘adiar’ situações, ou decisões, poderão existir manifestações ligadas à zona Lombar, Dorsal e aos pulmões.
c) Cura: trabalhar a consciência da necessidade no alinhamento com o Eu e com a Missão Pessoal.

» Chacra Cardíaco

a) Responsável pelo Amor Incondicional, é uma chacra que reúne todo o trabalho ligado ao perdão, aceitação e auto estima.
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas ao coração, ombros, pulmões, peito. Em situações prolongadas, e na insistência do ‘adiar’ situações, ou decisões, poderão existir manifestações ligadas à zona Dorsal e Cervical.
c) Cura: trabalhar a consciência da necessidade de transmutação em relação aos traumas, e bloqueios emocionais. Na verdade não esquecemos, a tarefa é aprender a criar condições para olhar para essas situações e aceitá-las como parte essencial do crescimento do ser humano. Trabalho ligado ao perdão e aceitação do EU.

» Chacra Laríngeo

a) Responsável pela Palavra, e pela comunicação.
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas à garganta, tiróide, cordas vocais e ouvidos, língua e dentição. Em situações prolongadas, e na insistência do ‘adiar’ situações, ou decisões, poderão existir manifestações ligadas à zona Cervical.
c) Cura: trabalhar a consciência da importância da Palavra e a fidelidade ao Eu Interno Superior, na transmissão da mesma.

» Chacra 3ª Visão

a) Responsável pela Intuição, Clareza e Clarividência.
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas aos olhos, nariz, ouvidos e cabeça. Em situações prolongadas, e na insistência do ‘adiar’ situações, ou decisões, poderão existir manifestações ligadas à zona Cervical e Crânio.
c) Cura: trabalhar a consciência da capacidade interna ligada à clarividência e clareza. Não existem caminhos errados, existem apenas caminhos, todas as decisões nos levarão ao destino pretendido!

» Chacra Coronário

a) Responsável pela conexão ao Divino e ao Espiritual.
b) Em desarmonia apresenta manifestações ligadas ao cérebro, cabeça, cabelo. Em situações prolongadas, e na insistência do ‘adiar’ situações, ou decisões, poderão existir manifestações ligadas à zona Cervical e Crânio.
c) Cura: trabalhar a consciência da importância da ligação ao Divino e do Ser Espiritual que somos.

Ao aprendermos a escutar e a ler os sinais que o nosso corpo nos transmite, apercebemo-nos que fazemos parte de uma organização perfeita e divina. Apercebemo-nos que afinal o propósito, somos nós mesmos, tornando a caminhada terrena uma aprendizagem constante, mais feliz e mais completa!

Curso que ajuda na interpretação da Linguagem do corpo Humano:


Exercício prático:
Viagem ao Interior do Corpo Humano

Deite-se confortavelmente de barriga para cima, coloque uma música relaxante e acenda uma vela. Comece por fechar os olhos e respirar conscientemente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Faça 10 respirações iniciais, e de seguida 30 respirações direccionadas ao seu peito (Chacra Cardíaco), 30 respirações direccionadas ao seu estômago (Plexo Solar), e finalmente 30 respirações direccionadas ao seu umbigo (Chacra Umbilical), ao terminar estas últimas, direcciona a respiração de uma forma completa para todo o seu abdomén, tranquilamente, até atingir uma sensação de paz e tranquilidade.

Lentamente, ao ritmo da respiração sinta-se a descolar do seu corpo para dentro, como se estivesse a encolher. Lentamente prossiga nessa visualização até se tornar uma centelha de luz brilhante, e situe-se no centro do seu corpo, próximo da zona do umbigo. Ao inspirar repita mentalmente, Eu Sou Luz, e ao expirar, repita mentalmente, Eu Sou Amor, e lentamente deixe que essa centelha, que é você mesmo comece a viajar dentro do seu corpo. Sinta-se agora a observar órgão a órgão, num estado de perfeita tranquilidade. Ao fazê-lo sinta o poder em envolver esse órgão com a sua luz, energizando e transmutando completamente. Termine em cada um deles mentalizando ‘obrigado, por permitires a vida em mim’, faça isso para todos os órgãos internos – coração, pulmões, rins, fígado, estômago, …, e também para a sua coluna, vértebra a vértebra. Termine o exercício posicionando-se novamente no centro de si mesmo, e Inspirando ‘Eu Sou Luz’ e expirando ‘Eu Sou Amor’, deixe-se ‘estender’ ao longo do seu corpo, colando-se e encaixando numa sintonia perfeita e divinamente tranquila. Ao fazê-lo está a tomar consciência da perfeição que é o seu corpo e o seu ser, pela forma organizada e sábia como funciona, independentemente da sua atenção ou ordem. No final sinta uma sensação de um sorriso a espalhar-se partindo do seu umbigo, como pequenas ondas que se espalham como quando atiramos uma pedra à água. Sinta essa sensação a chegar ao seu rosto, provocando a vontade em sorrir, e mentalmente repetir ‘Estou grato (a). Agradeço pela vida, e pela perfeição de todo o meu ser. Agradeço pela consciência e pelo estado alerta na interpretação dos sinais e linguagem do meu corpo. Namasté’

Encontros de Meditação:
- Meditação Básica (objectivo: construir alicerces) – Quartas » 20h
- Meditação de Cura (objectivo: cura) – Terças » 20h

Sem comentários: