Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



22.10.08

Desapego


Amigos e companheiros de jornada,
O mundo está a avançar, as coisas estão a mudar, precisamos acompanhar esta mudança, e continuar sintonizados!
Precisamos perceber que tudo o que nos rodeia apenas é uma ilusão, algo que não podemos controlar!
Precisamos desconectar-se do habitual corre-corre de pensamentos que nos assolam a mente diariamente, e perceber que todas as decisões tomadas na base da tranquilidade, geram resultados positivos e satisfatórios!
É necessário cada vez mais, focalizarmo-nos na nossa essência, no verdadeiro ser que somos, e desligar-mo-nos de tudo o que se encontra exterior a nós!
Não se trata de nos tornar-mos insensíveis, frios, ou egoístas, mas sim de uma percepção e valorização equilibrada da vida!
O que adianta eu ficar preocupado com a crise?
O que adianta eu ficar preocupado, ou pensando que as coisas estão a ficar piores a nivel de emprego?
O que adianta aconselhar a minha amiga X, sabendo que o caminho correcto poderá até ser o que lhe é indicado, se ela acaba por fazer exactamente o que ela pensa!?
Nós seres humanos, estamos habituados a aconselhar, e a opinar sobre o percurso do outro sem autorização!
Desde a mãe que aconselha a filha, até aos amigos mais próximos, parece que existe sempre algo a opinar, ou a dizer sobre o que somos, e o que fazemos!
Não percebemos que, enquanto o continuarmos a fazer, estamos a desviar a atenção do nosso percurso e da pessoa que devemos trabalhar - nós mesmos!
Trabalhar o desapego, é entender que tudo está em nós!
Conseguir o desapego, é perceber que a vida, e o ser humano caminha na mesma direcção, e pretende os mesmos objectivos - paz e tranquilidade interior!
Como se trabalha?
Devido ao papel activo da mente, e da mesma forma que criámos hábitos nesse sentido - apegando-nos às coisas, ou responsabilizando a relação afectiva, a profissão, a casa, pela nossa felicidade - também devemos, e PODEMOS instruir a nossa mente com os hábitos contrários!
É necessário muito treino e atitude determinada!
Frequentar um grupo de meditação, seminários, ou actividades que nos transportem para esta realidade, ajuda-nos a perceber que já existem muitas pessoas que o conseguiram, e a manter viva a chama da vontade!
Dúvidas - questões:
Ou através de comentário, e assim todos podem beneficiar!
Muita luz e amor,
JC

21.10.08

Consciência Emocional

Ter consciência do ser emocional que somos, torna-se cada vez mais um desafio!
Sem nos apercebermos, vivemos a vida baseado nas nossas emoções, agindo de acordo com o que gostaríamos de receber, mas sem consciência que o estamos a pedir! Por outras palavras, a maior parte dos nossos comportamentos, são originados devido à necessidade de preencher uma 'lacuna' algures construída na infância, ou experiências do passado!
O Ser Humano, vive num estado de entorpecimento emocional! Não conhece exactamente os seus sentimentos, e não trabalha na consciência dos mesmos.
Vamos desenvolvendo a nossa personalidade, de acordo com os padrões que nos são transmitidos, na maior parte das vezes baseados em noções de 'poder subliminar'. Ensinam-nos que, se não possuirmos poder sobre os outros, não nos tornamos pessoas realizadas e bem sucedidas.
Quando pensamos por exemplo, numa pessoa poderosa, imaginamos imediatamente um capitão, um político, ou um magnata milionário. Associamos o poder a pessoas que de alguma forma conseguiram trabalhar o desapego emocional. A maior parte do ser humano não chegará a esse 'patamar', no entanto, trata-se da sua maior ambição!
A verdade, é que as pessoas que um dia possuem poder sobre os outros, de alguma forma construíram o seu ser de acordo com a sua consciência emocional! Essas pessoas conseguiram trabalhar, reconhecer e usar as suas emoções devidamente.
Ou seja, durante este percurso, a humanidade desenvolveu o hábito de se direcionar no poder sobre os outros, mas esquecendo-se de usar as emoções, obtendo como resultado uma sociedade baseada em futilidade e muito cinismo.
Cada vez mais se torna necessário olharmos para o ser emocional que somos!
Perceber exactamente a forma como trabalham as nossas emoções, e usá-las de uma forma equilibrada e que nos possibilite alcançar o bem estar e a tranquilidade interiores!
Já pensou que cada vez que diz: 'Eu gosto muito de ti!' ou 'Eu amo-te', muitas vezes poderá estar 'escondido' uma verdade diferente? Ou seja, pode simplesmente estar a quere ouvir 'Eu também gosto de ti' ou 'Eu também te amo!'!!!??
No próximo Seminário (dia 8/11), vai ter oportunidade de:
» Conhecer as suas emoções
» Construir um sentido de empatia / Conhecer os senimentos dos outros
» Aprender a gerir as suas emoções
» Reparar estragos emocionais
» Fazer a conexão entre o Ser Espiritual e o Ser Emocional
Questione, participe, tome uma atitude, mas sobretudo não fique parado!
Abraço de luz e amor,
JC


19.10.08

Libertação

Olá amigos,

Ao fazermos uma reflexão, reparamos que algo de extraordinário está a acontecer à nossa volta!O mundo move-se mais depressa, e o tempo parece mais curto e mais rápido.
Vivemos como se o tempo não fosse suficiente, e no corre-corre diário, muitas vezes nem damos pelo sol passar...
Levantamo-nos pela manhã, tomamos o pequeno almoço a correr, deixamos os nossos filhos na escola, e iniciamos mais uma batalha na tentativa de cumprir todos os compromissos de mais um dia!
Até aqui, esquecemo-nos de viver o dia de hoje, e estamos constantemente projectados no 'amanhã'!
Baseado em medos, ou condicionalismos 'impostos' pelos meios de comunicação, pelo comportamento menos positivos de alguns, achamos que devemos garantir o futuro à pressa, e avançar apenas!!!
Baseado nas informações que vamos recebendo de quem nos rodeia e de toda uma sociedade 'paralisada', 'incrédula', e 'semi conformada', vamos construíndo imagens e pensamentos que nos travam os nossos sonhos e ambições pessoais.
Os jornais, a televisão, bombardeam-nos todos os dias com notícias de crise, de desgraça, mortes, assassinatos. Sem nos apercebermos, vamo-nos tornando pessoas receosas, e cheias de medo, e sem vontade até de sair de casa. Começamos a entrar numa rede de desconfiança e insegurança que sem nos percebermos transportamos para os nossos filhos, que serão os homens e mulheres de amanhã!
Ao ouvir os grandes chefes de estado (nacionais e internacionais), a falar, com aquele discurso teórico e pouco realizável, pergunto: 'Porque será que, dentro desta crise que tanto falam, eles não abdicam do estilo de vida de riqueza, de ordenados, reformas, pensões e tudo o mais que eles inventam para receber mais um tostão? Porque será que, para eles trabalharem, precisam de tudo o que pouco a pouco estão a tirar ao povo!?'
Havia alguém que dizia e com razão - o povo, os pobres, ou aqueles que trabalham é que são o motor da economia! Será que temos consciência disso? Será que esse motor têm consciência do seu poder?
Porque será que, mesmo com crise, e uma situação financeira deficiente, ainda se continua a construir edificios, estádios, e outros tantos que tem como objectivo arrecadar mais receitas para o estado?
Porque será que sem dinheiro se fala em comprar obras de arte de milhares de euros? Porque será que 'os grandes' manipulam oo pequenos? Afinal não somos todos seres humanos iguais?
Será que ainda não deu para perceber, que todos os que aspiram o poder, estão direcionados apenas nos seus próprios objectivos financeiros e materiais? Eles tratam o povo como tal, e abaixo deles!!
Mas atenção, não são eles que são os culpados, somos nós que deixamos que o façam. Da mesma forma que as energias menos positivas chegam à minha pessoa se eu estiver fragilizado, inseguro, e sem estrutura emocional e espiritual para me proteger, assim eles vão ganhando a sua confiança, e nós achando que não somos detentores do poder, deixamos andar!!!
Precisamos libertar-nos deste 'enredo' bem montado!
Temos de acreditar num mundo melhor!
Temos de perder o medo e agir de uma vez por todas!
Não se esqueça que o caminho, e o trabalho começa por si mesmo!
Vamos iniciar uma revolução dentro de nós mesmos! Vamos agir sempre com honestidade sem medo de sermos chamados de 'tontos'! Vamos amar o nosso EU interno, sem medo de sermos acusados de individualistas ou egoístas!
É necessário encarar os desafios, com entusiasmo e disciplina, sabendo que o que é nosso sempre aparece e se impõe a nós! Precisamos estar prontos para mudar sempre e nos adaptarmos a tudo, sem perdermos a essência daquilo que realmente somos.
Por essa razão, e muitas outras, é que que sabemos que não importa o que tenhamos feito até aqui e tão pouco o que nós estejamos passando neste momento.
Vamos virar o jogo a nosso favor!
Vamos reverter este quadro, porque somos o que queremos ser!
Vamos libertar-nos e começar finalmente a viver!
Seminário de Libertação e Cura
Agradeço pela confiança, energia e partilha vividas no seminário do dia 18!
Agradeço aos mestres, e a Jesus, que mais uma vez fizeram sentir a sua presença através do amor incondicional que foi trabalhado naquela sala!
Muito ainda existe para fazer. A descoberta do nosso verdadeiro EU, apenas está começando!
Contem comigo SEMPRE!
Muita luz e amor para todos,
JC

17.10.08

Testemunhos CEU II - Lisboa


Amigos e seres de luz,
Mais uma etapa terminou - agora é hora de coloca em prática tudo o que foi partilhado!
Gostaria que escrevessem um comentário sobre a vossa experiência no CEU, aqui neste cantinho.
Estaremos juntos brevemente,
Muita paz e amor,
JC

11.10.08

Felicidade = Decisão

Olá companheiros e trabalhadores na luz,

A Felicidade é uma atitude, uma postura, uma decisão!
Durante muito tempo, questionei se este estado que todo o ser humano procura, realmente existe! Hoje posso dizer-vos - existe!!!
A felicidade encontra-se no equilibrio entre as várias àreas que compõem o ser humano:
- àrea fisica;
- àrea mental;
- àrea espirtiual;
- àrea emocional.
Muitos de nós, encontramos o equilibrio em algumas dessas àreas, mas na maior parte das vezes, não conseguimos o equilibrio geral! Porquê?
Durante muitos anos, e após o nosso nascimento, somos bombardeados por informaçõa, hábitos, energias, e formas de estar, por parte da sociedade, da familia e de tudo o que nos rodeia. Sem sabermos, vamos construindo uma pessoa baseada nos aspectos que a vida nos vai mostrando, e fazendo experienciar!Inconscientemente, vamos tecendo na nossa personalidade, aspectos referentes ao que nos mostram. Um dia mais tarde, quando adultos e finalmente percebemos que algo deve mudar, somos confrontados com uma questão básica:
- O que tenho de fazer para me sentir melhor na vida? O que tenho de fazer para conquistar a felicidade?
Por mais que não acredite, a felicidade é possível!
Apenas depende da sua perspectiva, e entrega!
É natural que os problemas possam existir!
É natural que o dinheiro, e o amor, possam estar sempre a faltar!
É natural que até tenhamos tido uma infância menos boa, ou tenhamos sido maltratados!
Mas como se costuma dizer 'não adianta chorar pelo leite derramado'!
Estar vivos é uma benção! Acredite e sinta isso!
Todas as situações que nos causam desequilibrios são causadas pelas nossas decisões, e somos os únicos responsáveis por isso!
Não vamos culpar o sistema do país, a crise financeira, o patrão, o marido, a mulher...enfim...vamos parar de uma vez e tomar consciência que se somos nós que nos sentimos menos bem, então somos nós próprios que temos de fazer algo para mudar!!!
Quando iniciei esta caminhada, achava que este estado a que chamamos felicidade se encontrava a léguas e milhas de distância! Achava que tinha de ter outro género de vida para cosneguir sentir esse estado que todos procuramos! Mas enganei-me - consegui alcançá-lo muito antes do previsto.
Vamos deixar de procurar no exterior, no trabalho, nas pessoas!Vamos parar e olhar para nós mesmos!
A vida é uma aprendizagem contínua!Seja quem fôr, está num processo de crescimento gradual!
Concentre-se em si, trabalhe o seu EU interior, e finalmente abra as portas para a tomada de consciência do que realmente é o equilibrio e bem estar na sua vida - você mesmo!
Vão acusá-lo de insensível, individualista, vaidoso, 'nariz empinado'...etc, etc..., mas não se preocupe! Na realidade é você mesmo que interessa! Ao encontrar esse estado é isso mesmo que vai sentir,e finalmente vai perceber que pode controlar por completo a sua vida e tudo o que faz parte dela!
Quando me perguntam:'Olá Joaquim como estás?'
Respondo: 'Fantástico, tudo óptimo!'
E voltam a dizer: 'É impossível estares sempre bem...'
Meus caros - ACREDITEM É POSSÍVEL!
Os problemas, as más disposições, o mau estar ou desmotivação somos nós que os criamos!
Se aprendermos a controlar a mente e o que pensamos, as coisas mudam de figura!Começamos a viver em pleno, no presente e na consciência do ser divino que somos!
E só quando percebermos isso é que vamos atingir a paz interior que tanto procuramos!!!
Se não estamos bem, existe algo para resolver!
Se nos sentimos mal com algo - então, a nossa tomada de consciência ainda não chegou - existe um caminho ainda por percorrer!
Por isso, agradeça, abençoe, acredite que merece a felicidade em sua vida - garanto-lhe ela virá até si!!!
Mas mexa-se, faça algo por isso!
Até breve
Abraço de luz
JC

5.10.08

Testemunhos do CEU I Matosinhos


Olá companheiros e seres de luz de Matosinhos:

Solicito a todos os que fizeram parte do grupo CEU I em Matosinhos , que escrevam um comentário sobre a experiência vivida no mesmo!
Nunca nos devemos esquecer que sem o sentido de união, sem o amor, e a partilha nada funcionaria!

Obrigado pela confiança, pela partilha e pela forma como tudo fluiu nesta caminhada energética!
O próximo passo - já em Novembro - é a partilha!

Abraço de luz para todos,
JC