Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



31.1.10

Humildade e Inteligência

Um dia, um homem teve a coragem de Ser na sua essência mais pura, de Sentir na sua humildade mais genuína, e de Amar incondicionalmente a sua própria existência!
Um dia, um homem teve a coragem de mostrar a verdade - a verdade que está na base da Vida do Ser Humano - ser aprendiz de si mesmo!

Adoptarmos uma postura de aprendiz perante a vida profissional e social, é sinal de Inteligência!
Tornamo-nos seres humanos mais criativos, mais alegres e mais conscientes da razão que nos trouxe a esta missão terrena. Conseguimos despojar-nos de valores enraizados, clichés, e determinados dogmas que podem dificultar a nossa evolução, encarando a vida de várias formas e perspectivas!

Aquele que se sente inteiro, e completo, ou que julga ter alcançado o 'podium' da verdade absoluta, torna-se tenso, aborrecido com a vida e de alguma forma envelhece prematuramente!

A Mente harmoniza-se na diversidade do pensamento, e na capacidade de aceitar ser 'uma aprendiz' de si mesma. Não precisamos ser muito inteligentes para perceber que, aquele que está de bem com a vida, e manifesta a sua existência na base da humildade e da aprendizagem constante, parece não envelhecer. Por outro lado, aquele que vive limitado nos seus condicionalismos ou formatações, acaba por envelhecer mais rapidamente. Não tendo nada a ver com a idade, a capacidade de se tornar aprendiz de si mesmo!

Já reparou que a maior parte do ser humano que decidiu este desafio, e se tornou um aprendiz de si mesmo ao longo da vida, acabou por se transformar num ser mais livre, mais feliz e mais completo?

Jesus, de uma forma aparentemente estranha e complexa (para alguns), não escolheu intelectuais nem letrados para ouvir a sua mensagem. De uma forma inteligente e sensível sabia que seriam os mais humildes e os que menos conhecimento possuiam que o entenderiam!
O orgulho e sensação de auto-suficiência causam o entorpecimento intelectual no Ser Humano, atrapalhando a criatividade e o Sentir no seu estado mais puro.

É necessário abrir a mente e o coração!
Seguir a vida na base do Sentir, e na consciência da aprendizagem conjunta, tornando-nos aprendizes de nós mesmos!

Mas antes de seguirmos em frente, devemos perceber que seguir o coração e o Sentir pode mostrar-nos barreiras, e caminhos que parecem atalhos, muitas vezes disfarçados de decisões aparentemente certas e fiéis ao nosso Eu Interior!

É no campo, e no terreno 'agreste' e complicado que se encontram as ferramentas que nos fazem crescer e evoluir como Seres Divinos. Aceitar o desafio, e entregar-se à tarefa proposta é sinal de Inteligência e Humildade!

Abraço de luz,
JC

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais quero dizer que achei muito bonita a frase - Ser Aprendiz de si mesmo, pois faz todo o sentido para mim.
Já tenho algum anos e sempre senti que há várias maneiras de se aprender: pelos livros; na escola;e com a vida, de uma forma mais ou menos tranquila.
Ao longo da minha vida sempre lutei para encontrar a minha felicidade e nunca perdi essa esperança,sempre acreditei que um dia,não sabia quando nem como e com quem, iria encontrar essa mesma felicidade .Esta forma de pensar e sentir foi o que me fez chegar ao que sou hoje.
Desde muito cedo sei que tenho uma Missão a cumprir, e pensava que como a maioria das pessoas a palavra Missão estava sempre relacionada com os outros com algo exterior a mim.
Mas ao encontrar o Joaquim Caeiro e acreditar na experiencia de vida e nos ensinamentos que de uma forma tão simples e tranquila,e que tudo dependia SÓ de mim, tomei consciência e a reponsabilidade que a minha missão em primeiro lugar tinha de ser comigo mesma,e que então depois ficaria preparada para chegar aos outros de uma forma serena e tranquila.
Foi o que fiz, e ao longo de menos de um ano as diferenças que obtive em mim, utilizando as ferramentas que fui recebendo no durante o Curso Ceu,nos Seminários e Palestras, nas Meditações Guiadas , nas Partilhas e nas consultas.
Hoje sinto que tudo mudou desde o dia em que eu mudei,e que a unica pessoa e coisa que posso mudar e controlar sou eu mesma. Mas o mais engraçado é que pelo facto de eu ter mudado tudo o resto mudou tambem ( e para melhor).
Sei que tenho muito caminho pela frente, mas tambem sei que o caminho faz-se caminhando.
Já a minha bizavó dizia -`" Que estamos sempre a aprender até morrer".
Obrigada Joaquim por me ajudares a reavivar a memória e sabedoria que trago comigo á muito tempo.
Alexandra Ramos