Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



8.5.09

Trabalhar na Espiritualidade

Ser e trabalhar na espiritualidade, é abrir o coração à tomada de consciência daquilo que somos!
É acreditar que as coisas são muito simples, e que estão alcance de todos nós!!!
Durante anos e anos, recusei trabalhar na espiritualidade, porque me transmitiam que seria algo que me faria sofrer! Nas várias fases importantes da minha vida, ligadas ao espiritual, fui observando, sentindo e tirando as minhas conclusões...
Após quase dois anos de trabalho assumido na àrea, posso dizer-vos, e garantir-vos: trabalhar na espiritualidade é a base do crescimento humano. É dar, receber e sobretudo aceitar! É entregar, e compreender de uma forma mais profunda, a razão desta caminhada a que chamamos vida.
Desenvolver-se espiritualmente, é construir o caminho que o leva á percepção que a existência do ser, é na verdade algo muito bem organizado, e integrante de um processo universal inteligente.
Devido ao desenvolvimento da sociedade, e á tendência para o materialismo, o ser humano tem vindo a sentir necessidade de criar 'portos de abrigo', ou agarrar-se a algo que o leve ao equilibrio. Tudo seria perfeito se a única intenção, e objectivo desses 'portos de abrigo' estivessem apenas direcionados para o crescimento do ser, e não para a satisfação do Ego.
Passei por essa fase - o alimento do Ego - como todos os que alcançam o equilibrio e bem estar interior! De um momento para o outro, à cerca de 5 ou 6 anos atràs, o facto de sentir que podia 'sentir' mais profundamente as pessoas, e de uma forma que nem imaginava possível, fez-me sentir 'grande e poderoso'! Mas rapidamente percebi - o 'sentir' deve ser despojado de qualquer presença egóica - o 'sentir' deve ser baseado na humildade, e sobretudo na capacidade em aceitar isso mesmo como uma dádiva, sendo por isso necessário partilhar da mesma forma!
A maior sensação que tive até hoje, foi perceber que o que me ensinam, e me transmitem neste trabalho, é real e possível! Não existe melhor 'pagamento' do que a gratificação interior em sentir e perceber que o estado 'Ser' pode estar ao alcance de qualquer um, bastando para chegar lá o trabalho e a tomada de consciência.
Acredito que o momento que atravessamos, a nível mundial, está a despertar o ser humano para o trabalho interior. Chegámos a um ponto em que, percebemos que o que realmente procuramos é a paz interior, não o que nos ensinaram a desejar desde criança.
Meus amigos, é certo que alguns pensam que este trabalho deveria ser remunerado, pois sem isso a valorização não é reconhecida. É certo que na maior parte das situações, frequentar um curso de desenvolvimento pessoal ou espiritual, está ao alcance daqueles que possuem algumas poupanças mais abonadas. Mas pensem: se estamos a crescer, a evoluir como seres, e a aceitar a nossa existência, o que têm o dinheiro a ver com isso? Se estamos ligados à fonte divina, se acreditamos, qual a importância do material e do dinheiro para nós?
É verdade que precisamos de comer, de vestir e essas coisas, no entanto, a vida é um caminho aberto para todos.
A partir do momento em que respiramos, e nascemos, vivemos e sentimos - tudo se torna possível!
Para aqueles que ainda não sabem, trabalhar em contacto com o divino, é na verdade a maior prova para si mesmo!Trabalhar com o divino, ou com uma consciência elevada, é perceber que a evolução acontece apenas no intimo de cada ser...
... é perceber que apenas se torna válido o estado Ser!
Nunca se esqueça: o verdadeiro caminho para a paz e tranquilidade interior é você! Não é seguir-me, ou seguir outras pessoas. Não é fazer o que lhe dizem simplesmente porque é assim...é encontrar-se consigo mesmo...é perceber que o poder está em si!!! É direcionar-se para a sua própria descoberta interior... é ter coragem de 'olhar' com olhos de ver, e encarar de uma vez o que faz parte de si! É voltar a acreditar que pode reinvintar, e criar a sua própria forma de ser!!!Tudo o que nos rodeia nasceu disso - acreditar!
O verdadeiro caminho para a paz interior, não é estudar...aprender...é sim, assumir-se perante a vida e perante si mesmo!
É tão simples.........
Abraço de luz e bom fim de semana
JC

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelo trabalho e dedicação no mundo espiritual...obrigada por me ajudares a crescer espiritualmente e consequentemente enquanto pessoa sempre que acedo ao teu site, talvez por isso mesmo o Universo cruzou os nossos caminhos um dia...até breve amigo!Susana

Luis Capucho disse...

Só deixo este pequeno doc. para que saibas e tenhas sempre a certeza que a compensação é o que tu dizes, sentirmos que agimos bem com o nosso intimo (estas são as minhas palavras, mas o sentido é semelhante)trabalha com esse teu gosto e as coisas surgem ( fluem, como tu dizes). Gostei da intenção do teu projecto, e mantêm sempre as "ancoras" dos Queen e dos que admires, que é o que todos precisamos, Ancoras, pontos de Referência, alguma coisa que uns chamam Fé, outros outra coisa qualquer, mas alguma coisa que não nos faça perder o "norte", a direcção, o objectivo de vivermos.
Mais uma vez ( nunca serão demais ) um Bem Haja e uma Saudação de Humano ( é um abraço á minha maneira )e um Abraço dos teus e de quem tem algo para oferecer.

Je Vois La Vie en Vert disse...

Querido Amigo Quim,

Só passei para te deixar um beijo de amizade a ti que, em simples 15 minutos, me transmitiste a tua energia e a tua generosidade. Nunca me esquecerei disto !

Verdinha