Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



1.2.09

Ter consciência do Ego


Durante muitos anos, habituámo-nos a fazer a ligação entre uma palavra e um objecto, ou situação - rotulando!Aprendemos a depositar a responsabilidade do nosso bem estar, em tudo o que está exterior a nós! Deixámos de sentir as coisas, objectos e tudo o que o universo nos permite deslumbrar, na sua verdadeira essência - tudo por causa dos rótulos, e nomes que damos às coisas!
Ao olhar à minha volta, observando a situação do país, e daqueles que o governam, reparo que parece que o ser humano anda num transe profundo que nunca mais tem fim, levando-os à procura constante da satisfação do seu próprio ego - o dinheiro, o poder e a valorização pessoal!
Ao perdermos a capacidade de sentir, devido aos rótulos, e à forma como nos esquecemos de Ser, acabamos por acreditar que já não vale a pena inventar! Fazer algo diferente, mudar!!!
Em crianças somos encaminhados para a escola, e de seguida para a universidade, numa perspectiva de uma licenciatura, ou curso superior que nos trará estabilidade! Somos 'treinados' a pensar que devemos namorar, casar, e ter um emprego estável, independentemente dos nossos gostos e ambições - pois o que realmente interessa é o mercado de trabalho, e o que realmente interessa é um emprego que seja fácil de obter!
Temos sido dominados pelo pensamento, em vez de usar esse pensamento em nosso favor!!!
O responsável por isso é o nosso EGO! É ele que, ao alimentar-se dessa informação age nesse sentido!
Na minha perspectiva, o Ego, é o 'outro', aquele que veio para ser trabalhado! Não é estranho quando ouvimos dizer que existem muitas pessoas com dupla personalidade, ou com formas de pensar inconstantes!
A sua presença começa na nossa infância, quando aprendemos a dizer 'EU', e as palavras que simbolizam posse - 'minha', 'meu'! Quando referimos muito estas palavras, estamos a entrar na sua influência!
Como disse Einstein, sobre o 'EU': '...uma ilusão óptica de consciência!'!
O 'EU' representa uma falsa percepção do que somos!
Ao usarmos o 'EU', de uma forma frequente, estamos a confirmar e a valorizar a existência do nosso ego. Sem querer habituámo-nos a um 'Eu' que na realidade é como se fosse outra pessoa!
Alimentamos um 'EU', de acordo com o que nos é ensinado, esquecendo-nos do nosso verdadeiro 'Eu', e da capacidade de sentir a presença do 'Eu Sou' - o mais sublime estado de ser!
Parece muito complexo, no entanto, fácil de se perceber.
Por exemplo, faça a si mesmo estas questões:
» A sua auto estima está dependente das coisas que possui?
» Existem determinadas coisas que lhe induzem um sentimento de superioridade, ou importância?
» A falta dessas coisas fá-lo sentir-se inferior?
» Menciona, ou faz referência a coisas aos outros para que eles saibam?
» Quando perde um bem de valor, fica triste?
» Tem consciência que um dia se vai desprender das coisas?
» De quanto tempo precisa para se desprender das coisas?
» Vai passar a ser menos do que é, ao perder as coisas?
» Quem você é, ficou diminuído pela perda?
É necessário trabalharmos o desapego, para podermos atingir o estado 'Eu sou',e para nos libertarmos do Ego!
'Se alguém quiser negociar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa!' (Jesus)
A posse é uma ilusão!
Tudo o que vemos à nossa volta é uma ilusão! Ou seja, não nos pertence, não faz parte do nosso ser...
'Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus!' (Jesus)
Uma pessoa que não têm conhecimento, identificações ou rótulos, não deixa de sentir ('pobres de espírito')!
Quando o ser humano atinge um estado profundo de alegria, e consegue ser apenas, entra em harmonia com a sua missão, e o seu mandato divino ('reino dos céus').
Ainda no que diz respeito ao desapego, este deve ser equilibrado, pois caso contrário, o Ego irá facilmente identificar-se como uma postura como esta: 'Agora que já me desfiz de todos os meus bens, finalmente sou uma pessoa mais evoluída e num patamar acima!!'
Identificar o Ego, e a forma como ele comanda a sua vida, é o primeiro passo para iniciar uma jornada de descoberta e crescimento pessoal!
Na próxima palestra - (06/02/09 - Hotel Estoril - 21h), irei abordar este tema, e através de alguns exercícios práticos ajudá-lo a perceber, onde se encontra o seu 'Ego', e de que forma ele poderá estar a comandar a sua jornada!!
Abraço de luz e amor,
JC

Sem comentários: