Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



11.11.09

Depressão - o fantasma do século!

O ser humano nasceu para ser feliz.
Acredito que esse estado está ao alcance de todo aquele que procura e aprende a ler os sinais que o universo lhe envia. Sinais que são fortalecidos ou minimizados de acordo com o processo individual de cada um e as suas próprias escolhas.

O mundo vive na sombra de um fantasma que não escolhe idade, sexo ou qualquer tipo de status social - a depressão! Desde o pobre, ao desamparado, ao rico, ao milionário, ninguém escapa a este estado que se encontra directamente relacionado ao trabalho do mais poderoso 'motor' humano - a mente!

Ao nascer, temos o primeiro contacto com o mundo. Através dos cinco sentidos, apuramos a informação necessária para que ao longo da vida, e do nosso crescimento, possamos entender, e criar pensamentos lógicos e concretos. O processamento dessa informação é feita através de associações. Associações que nos acompanham para o resto da vida, tornando possível assim a existência do arquivo mental, ou memórias.

Os nosso pais, e todos os que nos rodeiam, transmitem-nos tudo o que existe neles, e o que na realidade nos ajudará a criar e a escolher caminhos e estradas ao longo da vida. Ensinam-nos a segui-los como exemplo, ou a usá-los como referência principal no comportamento humano. A essa referência chamamos 'valores' ou 'principios', que constituem os alicerces na manifestação do nosso Ser.

A tristeza, a incapacidade, ou frustação na concretização inconsciente desses principios, pode significar o principio de uma fase depressiva, que se vai acentuando de acordo com o trabalho interior realizado. Na verdade, a depressão surge de um desajustamento entre a realidade e a expectativa, criado pelo pensamento excessivo e repetitivo, associado à incapacidade de atingir a consciência que o 'certo' e o 'errado' nao existem, e sim apenas o estado 'ser'!

Indicios de depressão:
» Tristeza acentuada
» Isolamento
» Dores de cabeça frequentes
» Falha de memória
» Irratibilidade
» Insónias

Aconselho:
» Relaxamento
» Meditação
» Trabalho no pensamento positivo
» Alimentação equilibrada
» Exercício fisico
» Chá de Alecrim (doses controladas)

Lembre-se que:
- o corpo humano é dotado de um sistema inteligente de memória, em que por exemplo, basta movimentarmos os musculos faciasi simulando um sorriso, que a vibração interior altera imediatamente, pois o cérebro assume a ligação entre a sensação associada ao movimento muscular, que sempre foi o bem estar ou sorriso!

Portanto - MEXA-SE E FAÇA ALGO, NEM QUE SEJA SALTAR, REBOLAR, OU COMPORTAR-SE QUE NEM UMA CRIANÇA!

Abraço de luz
JC

Nota importante:
Artigo sobre felicidade, este mês na Revista Zen!

Sem comentários: