Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Consultas / Tratamentos / Cursos / Workshops / Retiros / Seminários / Meditação
(Carcavelos - Reg. de Monsaraz - Moura - Viseu - Algarve)



30.3.10

Psicoterapia da Alma

Ensinamentos de Jesus e Energia Universal

Como é referido na Bíblia, um dos primeiros locais a sofrer a influência destas escolas antigas foi Heliópolis, uma cidade em Gessen. De acordo com o E. A. Wallis Budge, conservador de Antiguidades Assírias e Egípcias no British Museum, durante os primórdios do século XX, o grande centro de aprendizagem encontra-se agora submerso pelas águas do Canal de Suez!

Heliópolis era conhecido em todo o mundo antigo, como centro de ensinamentos. Muitas pessoas dotadas estudaram nesta prestigiosa instituição. Jesus, foi um dos estudantes mais aperfeiçoados. Jesus foi na verdade, um Mestre que regressou à terra para ensinar a curar. Muitos dos seus anos desconhecidos foram passados em Heliópolis, estudando segredos ancestrais, como cura energética, artes divinatórias, interpretação da aura humana, canalização ou mediunidade.

Mas com o tempo, muitos dos ensinamentos de Jesus perderam-se, assim como o misticismo foi banido das práticas da Igreja Cristã. Os ensinamentos místicos de Jesus provinham da Atlântida e da escola de Heliópolis, e durante vários séculos foram escondidos da população em geral!

Muitos dos que praticam meditação ou estão ligados a religiões, referem experimentar enxergar uma luz em torno da cabeça das pessoas. Isto acontece porque, ao praticarem estas formas ou filosofias de vida, estas pessoas atingem um estado elevado de consciência que lhes abre as capacidades de Percepção Sensorial Elevada.
Na antiga tradição espiritual Indiana, com mais de 5000 anos, defende-se uma energia universal chamada ‘Prana’. O Prana, para os indianos, significa a origem de toda a vida, o constituinte básico para a nossa existência. Para manter estados alterados de consciência e conservar a juventude muito além do espaço normal da vida, os Iogues praticam a meditação, técnica de respiração e exercícios físicos.
No 3º milénio a.C., os chineses já acreditavam na existência de uma energia a que chamavam ‘Chi’. Tudo é feito desta energia. Para os chineses, toda a matéria animada e inanimada é feita desta energia. Para eles esta energia divide-se ainda em Yin e Yang, duas forças polares, distintas, mas complementares entre si. Quando o yin e o yang se encontram desequilibrados, temos na pessoa um estado mórbido, ou desligado do mundo onde vive. Pelo contrário, quando existe equilíbrio entre dois pólos, a pessoa apresenta um estado físico saudável. A antiga arte de Acupunctura concentra-se em tentar encontrar o equilíbrio entre o Yin e o Yang.

Cerca de 538 a.C., e numa perspectiva um pouco diferente, a cabala refere-se à energia como ‘uma luz astral’. Esta teosofia mística judaica defende que todos aqueles que trabalham com a luz, estão sempre cercados pela mesma. Exemplo disso, são as pinturas religiosas cristãs, que retratam Jesus e outras figuras espirituais rodeadas de luz. No antigo testamento existem muitas referências à luz em torno das pessoas, e ao aparecer de luzes, no entanto com o passar dos séculos, estes fenómenos perderam o significado original.

Abraço de luz
JC

Marcações de consultas e tratamentos: 960059885 ou centroenergiauniversal@hotmail.com

Próximas datas de Iniciações ao CEU:
» Dia 5 de Abril - 15h » 18h
» Dia 6 de Abril - 20,30h » 23h

22.3.10

Curso Energia Universal

Abertas Inscrições
Iniciação ao CEU
(Curso Energia  Universal)

Segundas » 15h - 18h
(A iniciar após 4 inscrições no mínimo)

Consulte detalhes do curso em:

Inscreva-se para:
ou SMS 960059885

8.3.10

A Cura ao alcance de todos

Hoje em dia, o Ser Humano já sabe que desequilíbrio, ou doença é resultado de uma gestão ineficaz no que diz respeito ao aspecto físico, mental, emocional e espiritual.

Já sabemos que na doença, não só influenciam os factores físicos, como tudo o que faz parte do Ser Humano. Procuramos um médico, ou alguém que nos trate quando temos um sintoma físico de algum desequilíbrio, e não nos damos conta que o inicio de tudo provém do campo emocional, espiritual e mental.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1947, declarou como definição para a saúde: ‘A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, emocional, social e não apenas a ausência de uma doença ou desequilíbrio.’

Acredito que esse seja o grande objectivo para este século – encarar as coisas pelo lado positivo, e descobrir cada vez mais o que faz parte do Ser.
Leia de novo: ‘A Saúde é um estado de completo Bem-Estar Físico, Mental, Emocional, Social e não apenas a ausência de uma doença ou desequilíbrio’.
Muito já se tentou. A procura pela vida eterna já deu os seus frutos – já todos sabemos o que nos espera! Continuamos focados na morte e na doença em vez de nos focalizarmos na Vida.
Segundo as estatísticas, a causa da maioria das mortes serão derivadas de problemas cardiovasculares, Sida, além do Cancro que continua a sua expansão.
Mas na realidade, a maior causa da morte dos Seres Humanos nos próximos anos será sem dúvida a Depressão – considerada a Doença da Alma!

No entanto, tudo têm uma razão lógica na vida – não existiria necessidade de realizarmos esta ‘travessia’ se não existissem tarefas por terminar, e objectivos de consciência para alcançar.
Nos tempos que se avizinham o homem conhecerá finalmente uma forma de conquistar a Saúde por completo. Apesar de alguns esforços em construir robots, máquinas que substituem determinados órgãos no corpo humano, e se acreditar que daqui por uns anos o índice médio de vida ultrapassará seguramente os 100 anos, acredito que a verdadeira descoberta vai ser ainda mais profunda e verdadeira – o Poder Divino em cada um de nós!

Para compreendermos e aceitarmos as condições a que nos propomos ao escolher viver na Terra, devemos analisar e ter em conta o Ser Humano como um todo e observá-lo no seu conjunto. Na evolução Divina não existe sexo ou condicionalismos físicos. Acredito que somos apenas centelhas, ou partes de um ‘Grande Sol,’- a que podemos chamar Universo, com um único objectivo – SER!
A manifestação do Feminino, representa a condição necessária à concretização e manifestação do Masculino, e vice-versa. A Organização Divina e a Sincronia, a que vulgarmente chamamos de ‘coincidências’ só é possível na existência destes dois pólos, conhecidos pela cultura oriental de Yin e Yang:
- valorizamos o sorriso porque um dia sentimos a tristeza!
- valorizamos a determinação, porque conhecemos a inércia!

O Ser Humano e tudo o que faz parte da vida, manifesta-se numa dualidade quase sempre paralela. A verdadeira aprendizagem acontece quando percebemos que devemos unir estes dois pólos, aceitando a sua ordem natural, como parte de uma Sabedoria Superior que se sobrepõe a todos nós. Algo que se manifesta no silêncio e que torna possível a existência da vida e de todo este processo engenhoso e perfeito - a Energia Universal!

Energia Universal
Enquanto a tecnologia e a ciência avança, o campo das Terapias Complementares/Alternativas, ganha cada vez mais projecção - Acupunctura, Massagens, Homeopatia, Naturopatia, dia após dia, parece que nos aproximamos de uma verdade mais completa, no que diz respeito à conservação da Saúde no Ser Humano.
Somos Energia. Somos centelhas de Luz ‘desprendidas’ do cosmos, no seu trajecto único e verdadeiro de Cura e Evolução Divina.
Somos Seres Espirituais oriundos de uma dimensão perfeita e divina a que chamamos Universo ou Deus.
Tive a oportunidade de estudar e conhecer alguns Mestres na área alternativa, e percebi que muito existe a descobrir ainda.
Parece que cada caminho que tomava me levava a uma verdade, que poderia usar para tratar ou ajudar o Ser Humano a trabalhar a sua Cura. Mas percebia rapidamente que algo era colocado de parte desde o inicio. Aliás, era-lhe dado uma importância reduzida, como se tratasse de algo óbvio e certo – refiro-me à Energia Universal – que na minha perspectiva se encontra na base da vida, e como podemos perceber, começa agora a ser falada com mais frequência.
Felizmente a Mente Humana encontra-se num período de abertura e descoberta, facilitando a evolução e o próprio Reencontro Interior.
Civilizações mais antigas, como os Maias, os Egípcios, os Celtas, já conheciam tudo o que o homem actual está a redescobrir.
Vários nomes surgiram, derivados de muitas diferentes formas de abordagem, mas na verdade tudo vai dar ao mesmo.
Na verdade ‘Energia Universal’ - o termo mais conhecido no Ocidente - é a Vida, é tudo o que possibilita esta fantástica sincronia entre tudo o que nos rodeia.
Energia é na verdade a essência, o fluxo que corre em cada um de nós, através de Meridianos (canais de energia), que provém do sol, da terra, dos alimentos e sobretudo da respiração.
Quando esse fluxo se altera, ou é prejudicado, durante algum tempo de uma forma repetitiva, leva ao desequilíbrio, e à doença.

Quais as causas do desequilíbrio energético?
- Stress
- Depressão
- Medicação excessiva
- Alimentação incorrecta
- Falta de exercício físico
- Falta de Amor-Próprio

Entre muitas outras, estas são algumas das causas do desequilíbrio energético no Ser Humano.
Na verdade, todas a s Terapias Holísticas tratam do reequilíbrio da circulação energética. No Shiatsu, por exemplo, tenta-se reequilibrar o fluxo energético através de pressões, alongamentos e massagem. Na Acupunctura, usando muitos dos mesmos pontos, numa amplitude mais reduzida, usamos as agulhas para estimular, acelerar, ou harmonizar esse mesmo fluxo energético. O calor, e todas as outras terapias – como massagem, ou outras que usam o toque terapêutico, têm o mesmo objectivo final – Harmonizar o fluxo energético no Ser Humano.

Na época que atravessamos, parece ter existido um ‘Boom’ de terapias e várias formas de chegar à cura. Desde o Reiki, a todas as terapias holísticas tudo parece fazer sentido. Na verdade, e a base de todo o meu trabalho, todas elas se complementam, e todas fazem falta ao ser humano.
Mas existe algo importante a ter em conta – no que diz respeito ao percurso na Cura - é necessário ter consciência, como terapeuta, que sem querer, de uma forma quase inconsciente, podemos cair na armadilha em apresentar saídas, ou soluções que não passam apenas de mais um desvio, e afastamento à responsabilização e consciência do trabalho que a pessoa deve realizar.
Mesmo que cada terapia nos mostre a cura, esta irá ser efémera, enquanto não tivermos compreendido a razão da vida e da própria energia, no fundo, tudo se resume ao Auto Conhecimento de Si Mesmo, e ao assumir o papel principal nesta passagem terrena.

Cura Pessoal
O caminho para a Cura Pessoal é traçado por cada indivíduo.
Sem nos apercebermos, escolhemos exactamente o trilho que nos leva à nossa própria cura.
Quando falo em Cura Pessoal, refiro-me à Missão Pessoal de cada um. Acredito que viemos a esta aprendizagem terrena com o objectivo de nos reencontrarmos e atingirmos a consciência plena do que nos propusemos aquando a decisão do regresso. Como quando um amigo nos pede um conselho, e temos capacidade de aconselhar de uma forma clara e aparentemente ‘certa’, assim acontece quando somos ‘convidados’ a observar o que andámos a fazer na última passagem pela Mãe Terra. E aí, decidimos um trajecto, uma tarefa, que nos ajude na ascensão à ao nosso Eu Divino Pessoal. Ao tomarmos consciência deste aspecto, facilmente chegamos à conclusão que existe um trabalho terreno, com o qual nos comprometemos, e ao qual não podemos fugir!

Através da minha experiência pessoal, percebi que o primeiro passo é o Auto Conhecimento. Apesar de Seres Espirituais que somos, neste momento estamos na Terra, como Seres Terrenos. O reconhecimento e a consciência deste estado, limitado e condicionado, é importante, senão o decisivo na conquista da paz e tranquilidade interior. Além de evitar a dispersão, promove a responsabilização das tarefas escolhidas, ajudando na eliminação das culpas, muitas vezes incutida pela igreja ou linhas espirituais fundamentalistas, e ainda, a existência da sobriedade em relação à espiritualidade!
Este passo de auto conhecimento deve ser realizado com ferramentas e pessoas, com as quais nos sentimos bem e confiantes. É muito fácil sair do trajecto original, e facilmente apontar o dedo e culpabilizar o que é exterior a nós. O marido, o filho, o sistema, a mãe, a avó, etc - tudo pode servir de alvo enquanto não alcançarmos a consciência que a única pessoa responsável pela felicidade somos nós mesmos.

Na procura da Cura, o universo do homem desenvolveu-se de uma forma rápida e por vezes pouco esclarecedora. Devemos ter em conta que ninguém cura ninguém!
Nem mesmo Jesus, o grande Mestre dos Mestres, curava. O que Ele fazia na realidade era ajudar o Ser Humano a criar condições para que se curar a si mesmo!
Não faz sentido, ser alguém exterior a nós tratar do que escolhemos viver! Afinal de contas cada um tem o seu trilho e a sua tarefa.

Alguns aspectos a ter em conta na caminhada consciente da Cura Pessoal:
» Desapego
(tudo o que é exterior não nos pertence – transmutação do Ter em Ser!)
» Perdão / Aceitação
(consciência do nascimento, e da importância dos registos da infância)
» Compaixão
(capacidade de olhar nos olhos e aceitar o próximo como um semelhante caminhante na mesma estrada da vida – perceber que a minha perspectiva nunca será igual à dele)
» Amor Incondicional
(semelhante ao anterior, mas numa plenitude superior e mais sublime)
» Humildade
(o nosso papel na vida é sermos aprendizes de nós mesmos, isso abre-nos a mente e o coração para o conhecimento e uso de inteligência)
» Compromisso
(consciência que quer queiramos ou não, o trajecto será realizado)
» Consciência do Ser Espiritual – ligação com o Eu Divino
(acreditar que somos espirituais, dá-nos um sentido e uma esperança)

Exercício de Auto Cura e limpeza:
Coloque-se numa posição confortável. Com os pés bem assentes no chão, e as mãos em posição de receber (palmas para cima). Comece por inspirar lentamente pelo nariz e expirar pela boca, concentrando-se no título deste exercício - exercício de limpeza!
Agora, a cada inspiração sinta o ar a fluir em seu corpo, e, quando se sentir relaxado, vizualise um cálice por cima de sua cabeça.

Dentro desse cálice existe uma luz em estado líquido, imagine-a da cor que preferir. É uma luz ligada ao divino, que tem o poder de limpar todo o seu corpo, de tudo o que o incomoda, atraindo a cura, e o bem estar ao seu corpo.
Visualize agora esse cálice a derramar sobre o alto da sua cabeça (chakra coronário), essa luz poderosa, de uma forma tranquila e serena!
Lentamente, deixe-se envolver por essa luz, que percorre o seu interior, envolvendo os seus orgãos internos, e todos os seus músculos.
Agora, após estar completamente envolvido pela sua luz, sinta a saírem dos seus pés raízes, que perfuram a terra mãe!

Acabou de criar um circuito de limpeza.
Relaxado, tranquilo, centre-se no seu cérebro, e identifique cada pensamento, imagem menos positiva, e deixe que essa luz a absorva lentamente, encaminhando em direcção à terra que tem o poder de transmutar. Pouco a pouco, deixe que imagens positivas, de felicidade e bem-estar invadam o seu cérebro, e permaneçam!

Da mesma forma, centre-se no seu coração - identifique todas as emoções menos positivas, como a raiva, o ciúme, a tristeza, frustração, e deixe que a luz absorva, enviando para a terra!
Veja o seu coração cada vez mais limpo, mais leve, e mais saudável - apenas reinando alegria, felicidade e muito amor!
Após sentir que o exercício foi completo, visualize a luz a 'cortar' as raízes, fazendo com que estas penetrem na terra, levando com elas tudo o que o incomodava.

Sente-se mais leve, mais tranquilo?
Sente que produziu efeito?
Repita este exercício durante 7 dias seguidos!

Dúvidas? Questões?
Escreva-me para jcaeiro@live.com.pt
Abraço de Luz
JC